Introdução ao jogo Honkai: Star Rail

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Introdução ao jogo

Honkai: Star Rail é um jogo de RPG que opera em um sistema baseado em turnos e lembra os clássicos jogos de RPG japoneses, particularmente a série Final Fantasy. O jogo é dividido em dois modos distintos: o mundo superior e o modo de batalha. Ao atravessar o mundo superior, os jogadores são livres para percorrer o mapa até encontrarem um grupo inimigo, provocando uma mudança para o modo de batalha, onde devem se envolver em combate por turnos para derrotar seus oponentes.

Iremos nos aprofundar tanto no modo overworld, também conhecido como exploração, quanto no modo de combate em uma seção separada mais adiante neste guia.

Características dos Personagens

Os personagens de Honkai: Star Rail são obtidos principalmente via Warps, o sistema gacha do jogo. No entanto, alguns personagens podem ser obtidos gratuitamente por meio de missões ou eventos no jogo. Como todo RPG existem diversas características para cada um, que envolvem seus status, funções, elementos, etc.

Status

Vida (HP): Quanto dano um personagem pode levar antes de cair em combate
Ataque (ATK): Quanto dano um personagem causa
Defesa (DEF): Reduz o dano que um personagem leva
Velocidade (SPEED): Determina a rapidez e a frequência com que um personagem agirá em combate
Chance de Crítico (Crit Rate): Qual a probabilidade de o personagem acertar um acerto crítico
Dano Crítico (Crit DMG): Determina o multiplicador de dano ao acertar um acerto crítico
Break Effect: Aumenta os efeitos de Weakness Break (a quantidade de dano causado nele), a quantidade de DMG causada por DoT’s por turno e também o quanto as ações inimigas são atrasadas
Cura (Outgoing Healing Boost): Determina a quantidade de cura feita pela habilidade de cura do personagem
Taxa de restauração de energia: determina a rapidez com que um personagem carrega energia para sua habilidade final
Chance de Efeito (Effect Hit Rate): Determina a probabilidade de um personagem aplicar um debuff no inimigo
Resistência a Efeitos (Effect RES): Determina o quão difícil é para um inimigo aplicar um debuff no Personagem
Bônus de Dano Elemental (Elemental Damage Boost): Determina o multiplicador de dano para habilidades e ataques que causam dano elementar. Observe que existem sete elementos diferentes no jogo e cada elemento tem sua própria estatística separada de Elemental Damage Boost
Bônus de Resistência Elemental (Elemental RES Boost): Reduz o dano elementar que um personagem recebe. Observe que existem sete elementos diferentes no jogo e cada elemento tem sua própria estatística Elemental RES Boost separada

Elementos e Classes

Existem 7 elementos no jogo: Físico, Fogo, Gelo, Raio, Vento, Quântico e Imaginário. Cada personagem, além de possuir um elemento também tem um “caminho”. Entenda isso como classe, o que dá uma noção direta de qual função determinado personagem exerce.

  • Destruição (Destruction): DPS Geral
  • Caça (DPS de alvo único)
  • Erudição (DPS Multi-Alvo)
  • Harmony (Suporte Ofensivo/Utilitário)
  • Nihility (Debuffer)
  • Preservação (Suporte Defensivo/Tanque)
  • Abundância (Curador)

Habilidades

Cada personagem em Honkai: Star Rail tem 5 habilidades diferentes que definem seu estilo de jogo.

Ataque Básico

A habilidade Ataque Básico é o ataque automático do personagem e está sempre disponível para uso durante o combate. Geralmente é a habilidade de combate ativa de um personagem mais fraca, mas é sua principal fonte de geração de pontos de habilidade, um recurso necessário para ativar a habilidade de habilidade de um personagem.

Habilidade

Habilidade é uma habilidade de combate que um personagem pode usar com efeitos que vão desde causar dano até fornecer buffs para seus aliados. A habilidade Skill não tem cooldown e, em vez disso, exige que você gaste Skill Point(s) para usá-la.

Supremo

A habilidade suprema de um personagem é geralmente sua habilidade de combate mais forte. Para usar a habilidade Ultimate, ela deve primeiro ser carregada por meio de certas ações de combate, como atacar ou derrotar um inimigo. Também deve ser recarregado após cada uso.

Talento

Talento é a habilidade passiva do Personagem. Geralmente, assume a forma de um efeito condicional em que o Talento fornecerá algum tipo de benefício ao Personagem e/ou seus aliados quando determinadas condições forem atendidas.

Técnica

Ao contrário do resto das habilidades de um Personagem, a Técnica é uma habilidade do mundo superior em vez de uma habilidade de combate e é usada antes do início do combate. Dependendo do personagem, usá-lo iniciará o combate com um ataque especial ou fornecerá um bônus antes de atacar o inimigo.

Progressão de Personagem

Atualizar seus personagens em Honkai: Star Rail aumentará suas capacidades de combate, permitindo que você desafie e supere o conteúdo mais difícil que o jogo oferece. As principais formas de um Personagem ficar mais forte em Honkai: Star Rail são:

  • Aumentando o nível do personagem
  • Atualizando os traços do personagem
  • Desbloqueando os Eidolons do personagem
  • Equipando Cones de Luz
  • Equipando Relíquias
  • Nível e Ascensão do Personagem

Cada personagem em Honkai: Star Rail tem um nível de personagem que varia de 1 a 80 e ganha atributos adicionais à medida que sobe de nível.

Uma vez que um personagem atinge certos marcos de nível, ele precisará ser ascendido para aumentar ainda mais seu nível. Os personagens começam com um nível máximo base de 20. Cada vez que você ascender um personagem, seu nível máximo aumentará em 10 até um máximo de 80. Para ascender um personagem, você precisará reunir materiais dos chefes das sombras rastejantes e inimigos em o mundo superior.

Além disso, observe que seu nível de Trailblaze (nível de conta) também determinará quantas vezes você pode ascender um personagem. Mesmo que você tenha todos os materiais de ascensão necessários, você não será capaz de ascender um personagem além de um certo nível, a menos que sua conta também seja do nível Trailblaze apropriado.

Traços (Traces)

Traços são uma árvore de atualização de habilidades que cada personagem possui. Desbloquear e atualizar os vários nós no rastreamento de um personagem fornecerá a eles bônus de estatísticas, habilidades passivas extras e aprimoramentos em suas 5 habilidades.

Os rastros podem ser atualizados usando materiais encontrados no Cocoon of Distortion, como recompensa da missão ou comprados na loja. Além disso, observe que a capacidade de atualizar Rastros está vinculada à Ascensão do seu personagem, portanto, você precisará nivelar seu personagem primeiro antes de poder atualizar seus Rastros.

Eidolons

Os Eidolons aprimoram as habilidades do personagem ou fornecem novos bônus passivos. Cada personagem tem 6 atualizações de Eidolon com cada atualização de Eidolon fornecendo um bônus diferente. As atualizações do Eidolon podem ser desbloqueadas obtendo cópias duplicadas do personagem de Warps (o sistema gacha) ou por meio de missões e eventos no jogo. A única exceção a isso é o personagem principal. Você pode obter as atualizações do Eidolon por meio de missões no jogo e recompensas do nível Trailblaze (nível da conta).

Cones de Luz (Light Cones)

Os Light Cones são um tipo de equipamento que todos os Personagens podem equipar. Eles são o equivalente a armas em outros jogos e fornecem bônus de estatísticas para o Personagem equipado. Semelhante aos personagens, os cones de luz também têm um nível que varia de 1 a 80. Eles também podem subir de nível e ascender. Fazer isso aumentará o bônus de estatísticas que eles fornecem ao personagem equipado.

Cada Light Cone também possui um bônus passivo vinculado a um dos sete Caminhos. Uma habilidade Light Cone começa no Rank 1 e pode ser atualizada para o Rank 5 usando a função Superimpose. Para usar a função Superimpose, você precisará gastar Cones de Luz duplicados daquele que está atualizando. Cada Cone de Luz duplicado que você usar aumentará a Classificação da Habilidade do Cone de Luz em 1. Observe que todos os Cones de Luz usados como um material de Superposição serão consumidos e destruídos. Aumentar a classificação de uma habilidade de cone de luz aumentará parte ou toda a parte numérica do bônus que ela fornece.

Todos os Light Cones podem ser equipados para qualquer personagem, no entanto, apenas os personagens do caminho correspondente do Light Cone poderão usar sua habilidade Light Cone. Isso significa que um personagem equipado com um cone de luz de um caminho diferente ganhará apenas os bônus de estatísticas que o cone de luz fornece e não sua habilidade de cone de luz.

Relíquias (Relics)

As relíquias são o outro tipo de equipamento neste jogo e servem como armaduras e acessórios em um jogo de RPG tradicional. Equipar relíquias para o seu personagem fornecerá a eles uma variedade de aumentos de estatísticas, de HP a ATK e velocidade. As relíquias fornecerão aos seus personagens a maior parte de seus aumentos de estatísticas. Cada relíquia tem uma estatística principal e até 4 status secundários.

Existem 6 tipos diferentes de relíquias: Cabeça, Mãos, Corpo, Pés, Esfera plana e Corda de ligação.

Dependendo do tipo de relíquia, as estatísticas principais possíveis são:

Cabeça – Plano HP
Mãos – Flat ATK
Corpo – HP%, ATK%, DEF%, Crit Rate%, Crit DMG%, Outgoing Boost de Cura%, Effect Hit Rate%
Pés – HP%, ATK%, DEF%, Break Effect%, Speed
Esfera Planar – HP%, ATK%, DEF%, Elemental Damage Boost*
Link Rope – HP%, ATK%, DEF%, Break Effect%, Energy Regen Rate%
*Observe que o Bônus de Dano Elemental será um dos 7 elementos possíveis. Não é um aumento de dano totalmente elementar.

Exploração

Os jogadores podem percorrer e explorar as várias áreas do mapa Honkai: Star Rail para baús de tesouro, inimigos, quebra-cabeças e muito mais. No entanto, cada área é sua própria zona separada, então haverá uma tela de carregamento ao viajar entre diferentes áreas no mundo superior.

Ao explorar o mundo, você selecionará um personagem dos quatro em sua equipe para ser seu personagem ativo. O personagem ativo é aquele na tela que você controla. Você pode trocar o personagem ativo a qualquer momento quando estiver fora de combate.

Fora das áreas da cidade, haverá inimigos vagando pelo mapa que irão agredir e perseguir você se você chegar muito perto deles. Para iniciar o combate no mundo superior, aproxime-se de um inimigo e use sua habilidade de Ataque Básico.

A habilidade Técnica de alguns personagens também pode ser usada para iniciar o combate e, quando usada para isso, fará com que o personagem execute um ataque especial no início do combate. Observe que usar a habilidade de técnica de um personagem para iniciar o combate consumirá uma carga de técnica. Você pode armazenar até 4 (3 inicialmente) cargas Técnicas. Cargas de técnica podem ser restauradas quebrando contêineres roxos no mundo superior. Quebrar um desses contêineres restaurará 2 cargas de técnica. Esses contêineres geralmente podem ser encontrados perto de pontos de viagem rápida (ou seja, âncoras espaciais e entradas do Calyx) que estão fora das zonas da cidade.

O combate também pode ser iniciado quando um inimigo que está perseguindo você consegue alcançá-lo. Se você falhar em acertá-los com sua habilidade de Ataque Básico ou Técnica antes que eles façam contato com você, você entrará em combate no estado “Emboscado”. Nesse estado, o inimigo agirá antes de você.

Combate

Honkai: Star Rail utiliza um sistema de combate baseado em turnos no estilo JRPG. Você constrói uma equipe de 4 Personagens e os leva para a batalha com você. Em combate, personagens e inimigos agirão em uma ordem de turno definida, determinada por sua estatística de velocidade. A estatística de velocidade também determina quanto tempo leva para eles agirem novamente.

Pré-combate

Ao explorar o mundo superior, atacar os inimigos errantes ou ser pego por eles iniciará uma sequência de combate. Dependendo da condição de como a batalha foi iniciada, seu time ou o inimigo podem sofrer uma desvantagem.

Se você iniciar o combate atacando o inimigo com um Ataque Básico ou Técnica, a batalha começará normalmente. No entanto, se o elemento do personagem ativo que está iniciando o combate for aquele contra o qual o inimigo é fraco, sua equipe iniciará a batalha com o estado Fraqueza. Ao iniciar uma batalha neste estado, a barra de Resistência do inimigo será reduzida, tornando mais fácil quebrá-lo. Essencialmente, isso permite que sua equipe tenha mais facilidade em causar dano ao inimigo.

Por outro lado, se um inimigo conseguir pegá-lo e você não conseguir acertá-lo com sua habilidade de Ataque Básico ou Técnica antes que ele faça contato, você entrará em combate no estado Emboscado. Nesse estado, o inimigo agirá antes de você.

Para mais detalhes sobre a fraqueza elemental do inimigo e quebra de fraqueza, consulte a seção “Inimigos” abaixo.

Ações do Jogador

Durante o turno de um personagem, ele pode realizar uma das seguintes ações:

  • Ataque básico
  • Habilidade
    • Usar uma habilidade de Habilidade consome Ponto(s) de Habilidade.
    • Os pontos de habilidade podem ser gerados principalmente usando a habilidade Battle Attack.
    • Você pode armazenar no máximo 5 Skill Points e eles são compartilhados entre toda a equipe.
    • Você não pode ativar uma habilidade de Habilidade se não tiver Pontos de Habilidade.
  • Supremo (se estiver carregado)
    • Usar uma habilidade Ultimate durante o turno do personagem não encerra o turno daquele personagem. O personagem usará a habilidade Ultimate imediatamente, então você poderá selecionar outra ação para ele usar.
    • As habilidades finais também podem ser usadas quando não é a vez do personagem. Se usado dessa forma, o personagem ativará imediatamente sua habilidade Ultimate após o término do turno atual. Isso permite que você interrompa o fluxo normal da ordem de turno. Múltiplos Ultimates também podem ser encadeados dessa maneira, o que pode levar a danos muito explosivos fora do turno.
    • As habilidades finais custam uma certa quantidade de energia para serem ativadas. A energia pode ser obtida através das seguintes ações:
      • Usando a habilidade de ataque básico
      • Usando habilidade de habilidade
      • Usando a habilidade Ultimate
      • Derrotando inimigos
      • Efeitos de personagens e cones de luz
    • A quantidade de energia obtida de cada uma das ações listadas acima pode ser aumentada aumentando a estatística da taxa de restauração de energia do personagem.

Inimigos

Inimigos em Honkai: Star Rail têm duas barras diferentes para representar sua resiliência: HP e Toughness. A barra HP é a barra vermelha e representa quanto dano eles podem receber antes de cair em combate. A barra de HP diminui sempre que a unidade sofre dano. Por outro lado, a barra de Toughness (a barra branca) só pode ser danificada por ataques dos elementos aos quais o inimigo é fraco.

Os inimigos têm um conjunto de fraquezas elementares (geralmente 3) que são exibidas acima de suas cabeças. Ao contrário de um jogo de RPG tradicional, os inimigos não sofrem danos adicionais quando são atingidos por ataques de um elemento contra o qual são fracos. Em vez disso, isso reduzirá a Resistência do inimigo. Você pode infligir Quebra de Fraqueza em um inimigo reduzindo sua Resistência a 0. Um inimigo que foi Quebrado por Fraqueza sofrerá dano adicional e um debuff baseado no elemento do ataque que reduziu sua Resistência a 0.

A Quebra de Fraqueza para cada elemento é a seguinte:

  • Físico – Sangramento: Causa dano físico adicional e aplica o efeito Bleed (Physical DoT)
  • Queimadura: Causa dano de fogo adicional e aplica o efeito Burn (Fire DoT)
  • Gelo – Congelado: Congela o inimigo, impedindo-o de realizar qualquer ação e aplica um Ice DoT
  • Relâmpago – Choque: Causa dano de raio adicional e aplica o efeito Choque (Lightning DoT)
  • Vento – Cisalhamento do Vento: Causa dano de vento adicional e aplica o efeito Wind Shear (Wind DoT)
  • Quântica – Emaranhamento: Aplica o efeito Entanglement (Empurra o inimigo para trás na ordem do turno e distribui Quantum DoT)
  • Imaginário – Prisão: Aplica o efeito Prisão (Empurra o inimigo para trás na ordem do turno e reduz a Velocidade do inimigo)

Enquanto quebrada, a Resistência do inimigo permanece em 0 e outros ataques de um elemento contra o qual o inimigo é fraco não terão efeitos adicionais sobre ele. Um inimigo quebrado se recuperará de seu estado quebrado no próximo turno. Sua Resistência também será reabastecida de volta ao máximo e pode ser Fraqueza Quebrada novamente.