Estudo de 3 anos em crianças sobre loot boxes conclui “dano financeiro e emocional”
Já existe um movimento crescente contra loot boxes e mecânicas de jogos de azar em videogames, mas ainda existem relativamente poucos estudos que analisam o assunto em profundidade. Pelo menos um estudo anterior estabeleceu que as caixas de saque são basicamente o mesmo que jogos de azar, mas isso é necessariamente uma coisa ruim?
Um novo estudo do Reino Unido diz inequivocamente que sim, as caixas de saque são ruins para as crianças. “Between Gaming and Gambling: Children, Young People, and Paid Reward Systems in Digital Games“, um novo trabalho de pesquisa das Universidades de Newcastle e Loughborough, descobriu que “mecanismos baseados no acaso, como caixas de saque, podem e causam danos a crianças e jovens pessoas, incluindo formas de danos financeiros e emocionais”.
O estudo acompanhou 32 famílias no nordeste da Inglaterra, conduzindo entrevistas em profundidade com seus filhos junto com 20 pais e responsáveis. Os jogos examinados incluíram Apex Legends, Brawl Stars, Call of Duty, Coin Master, Cookie Run: Kingdom, CS:GO, FIFA, For Honor, Fortnite, Genshin Impact, Jurassic World Alive, Roblox, Rocket League e WWE Supercard, com mais de 100 horas de filmagens gravadas.
A primeira descoberta do pesquisador confirmou que as loot boxes causam danos às crianças. Um gastou quase £ 500 em um único mês em um jogo de cartas para celular em uma tentativa desesperada de encontrar um jogador melhor no jogo. “Assim que eu estava ficando entre os melhores jogadores, eu queria ficar cada vez melhor e melhor e melhor, tipo, eu não conseguia parar“, relatou a criança.
Outro expressou um profundo sentimento de vergonha por seus gastos compulsivos. “Na minha cabeça eu estava tipo ‘pare’. Minhas entranhas estavam dizendo ‘pare’. Tudo estava dizendo ‘pare’, mas meu cérebro não. Meu cérebro estava tipo ‘continue abrindo’. Foi difícil. Foi como quando você é viciado em alguma coisa. […]. Foi difícil parar.”
Além dos prejuízos financeiros e emocionais, o estudo descobriu que as crianças não entendiam o valor do dinheiro ou tinham dificuldade em controlar seus gastos (algo de que muitos adultos também sofrem). Uma família gastou quase £ 1.000 com seus três filhos ao longo de dois anos. Os pais muitas vezes se sentiam em conflito sobre restringir o acesso das crianças a esses jogos para protegê-los da monetização predatória, pois também restringiria os benefícios sociais que esses jogos fornecem.
O documento concluiu recomendando um regulador independente para a indústria de jogos, restrições de idade em loot boxes e mecânicas semelhantes e padronização em toda a indústria de jogos para contas de jogos, controle dos pais e compras no jogo. Leia o estudo completo
Fonte: The Gamer